Não adianta produzir eventos musicais com artistas locais e não dar-lhes o devido respeito e visibilidade. Mais uma vez a Prefeitura Municipal de Feira de Santana pecou e feio com a pífia divulgação, pra não dizer inexistente, do show “Encontro” em que grandes e memoráveis nomes da musica baiana e que forjaram grande parte de sua obra em Feira de Santana se apresentaram por ocasião do aniversário da cidade. Lamentável perceber que quando se trata de artistas locais não apenas os cachês são menores como a divulgação praticamente não existe, mesmo que os artistas em questão gozem de grande prestígio pela obra que possuem.

A Prefeitura Municipal de Feira tem espaços publicitários em rádios, jornais, sites e certamente na TV local, porém, não usou estes espaços para publicizar o show em questão. Este e outros exemplos mostram que se fosse uma atração de fora da cidade o tratamento seria outro, a divulgação ampla seria garantida e certamente o cachê melhorado.

A pergunta que não quer calar é: Por que o governo municipal insiste em tratar de forma desrespeitosa os artistas e a produção local?

Incentivar a música, a arte e a cultura local não é favor nenhum. Ao contrário, é dever do poder público municipal zelar pela cultura popular e prestigiar os artistas dessa comunidade, incentivando-os, dando-lhes visibilidades e não apenas jogando-lhes num grande palco. O prefeito tem que estar atento e deveria dar atenção especial a isso.

Beto Pitombo, Cescé Amorim e Timbaúba Albuquerque todos com bem mais de 30 anos de carreira dispensam as apresentações. Individualmente são grandes artistas, com uma obra atemporal sendo sucesso garantido em qualquer apresentação onde estejam. E no meio destes grandes mestres da música feirense, o jovem talentoso e experiente cantor, compositor e instrumentista Bruno Bezerra que tem se destacado por seu trabalho autoral inspirado na cultura do Sertão. O Show Encontro aconteceu na noite desta terça-feira (16), no Espaço Marcus Moraes (antigo ponto de ônibus), na Avenida Getúlio Vargas.

Mais uma vez Jailton Batista à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) fez um belo trabalho ao propor num mesmo palco o “Encontro” desses grandes artistas. Muitos já começam a lamentar a sua saída, Batista que entregou sua demissão ao prefeito José Ronaldo, à frente da Secel não somente dialogou com artistas e produtores independentes na cidade, estreitou laços com instituições sérias como o Cuca/Uefs e como também realizou grandes acontecimentos a exemplo do Natal Encantado.

Não se pode dizer o mesmo da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). Já que, segundo o Diretor de Eventos Naron Vasconcelos, que admitiu não ter havido a devida divulgação do show, o pecado foi da Secom que não divulgou corretamente o evento. “Eu e Jailton fizemos o projeto, apresentamos e era papel deles [da Secretaria de Comunicação Social] divulgar o evento”, concluiu Naron que não escondia a alegria em ter participado da idealização do importante show.

Falando ao Blog Bahia Geral, Jailton Batista atribuiu a quase inexistente divulgação do show a uma “possível falha de comunicação” entre as secretarias. De fato, houve uma enorme “falha” de comunicação, na verdade um falta ou pecado. Que tem sido comum quando se trata de produções de artistas locais, grande pecado.

Apesar do belo palco o som também deixou a desejar e não esteve à altura nem dos grandes artistas que se apresentaram nem dos músicos que os acompanharam, a exemplo de Marcel Torres (vencedor do prêmio Vozes da Terra) nos violões, o talentoso Anderson Silva esteve no baixo e os outros belos exemplos da música boa que sempre se fez em Feira de Santana e que compuseram a banda.

Excetuando o som de péssima qualidade e o “pecado” da prefeitura, o show foi um belo espetáculo e animou o público presente. O Espaço Marcus Moraes somente não encheu por conta da falta de divulgação. Mesmo assim, surpreendidas com o evento, muitas pessoas pararam, estacionaram seus veículos e foram assistir ao excelente espetáculo. Todas comentando o fato de não terem “escutado nada sobre o evento”.

No final do espetáculo, é digna de nota a especialíssima participação de outro grande mestre da nossa música, Tonho Dionorina. Beto Pitombo, Cescé, Timbaúba e Bruno Bezerra convidaram o mestre Dionorina para fechar a apresentação.

Esperamos que a Prefeitura mude a postura, a Secom reveja suas ações e que numa próxima oportunidade a divulgação seja feita à altura da boa música que se produz em Feira de Santana. Uma oportunidade se apresenta, já que, em nota na sua página no Facebook, o grande mestre Timbaúba Albuquerque informou que “Encontro” dele “com Cescé Amorim, Beto Pitombo e Bruno Bezerra será reprisado na semana do Natal”.

O poder público municipal não pode fechar os olhos para a produção artística local, fingir que ela não existe ou tratá-la como menor. Os artistas de Feira são ótimos e atraem público sim. Basta divulgar. Afinal, Feira Pulsa. Viva Feira!

Jamil Souza