O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer Jaílton Batista entrega nesta quarta-feira (20), carta de demissão ao prefeito José Ronaldo de Carvalho. Batista confirmou a informação ao repórter Miro Nascimento, do programa Bom Dia Feira, da Princesa FM, na manhã de hoje.

Componente do primeiro escalão do governo municipal desde o começo da gestão, apesar de ter assumido a função cerca de um mês depois do início do terceiro mandato de Ronaldo, Batista alegou que deixa a pasta para cuidar de questões de caráter pessoal.

A despeito da justificativa apresentada pelo ainda secretário, no meio cultural sabe-se que o perfil voltado para o diálogo e a postura de independência adotada por Jaílton Batista incomodavam a vários setores da administração.

O completo distanciamento entre ele e o presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho (cuja postura é inversamente proporcional a de Jaílton no que tange a sensibilidade para cultura, vide a ausência completa de Coelho nas ações artísticas realizadas na cidade), também criava um ambiente de difícil sustentação para o titular da pasta da Cultura.

Terceiro desistente

Batista é o terceiro secretário a deixar o atual mandato de José Ronaldo de Carvalho. O primeiro deles foi Wilson Couto, que comandava a pasta de Serviços Públicos e pediu exoneração no começo de junho do ano passado. Em maio deste ano, Arcênio Oliveira deixou a secretária de Gestão e Convênios.

Elsimar Pondé