Aconteceu em Feira de Santana mais uma edição do tradicional Festival de Violeiros do Nordeste. Os vencedores desta 40º  edição, foram Moacir Laurentino e Sebastião, do Rio Grande do Norte. O evento realizado no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), aconteceu na noite do último sábado (16) e contou com a participação de competidores de cinco estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

A abertura ficou por conta da dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos, o popular Caboquinho, que também é organizador do festival. O evento é uma iniciativa é da Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos na abertura do 40º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). (Foto: Secom/PMFS - Valdenir Lima)
Dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos na abertura do 40º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado no auditório do Cuca. (Foto: Secom/PMFS – Valdenir Lima)

A dupla Galego da Viola e Davi Ferreira ficou em segundo lugar. Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves em terceiro; enquanto os violeiros Maracujá e Naldinho com o quarto lugar; a a dupla Paraíba da Viola e João Bezerra com a quinta colocação.

O organizador do festival e violeiro José Ramos, o Caboquinho, disse que ao longo desses 40 anos as pessoas passaram a participar mais. “Os violeiros só começam a cantar dentro do assunto que lhe foi dado na hora pela comissão organizadora e desenvolve a cantoria. Para o público isso é um espetáculo, uma coisa diferente que não se vê no dia a dia. Por isso, o evento é importante, porque divulga esse ritmo nordestino”, explicou. As informações são da Secom/PMFS.