O desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana realizado na manha do último domingo (13) contou com um grande público que levou alegria e irreverência para ruas do centro antigo de Feira de Santana. A crescente participação popular na festa que voltou a acontecer em 2007 é prova da consolidação do evento. O desfile do Bando foi resgatado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e desde sua primeira edição conta com a participação de diversos grupos da cidade e de outros de municípios da região.

Este ano, os milhares de pessoas que foram às ruas animando e seguindo o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, padroeira da região, demonstram que a festa está, de fato, ainda presente e forte no imaginário da população feirense.

Desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana em 2014 conta com grande participação popular. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)
Fantasiadas, pintados ou de cara limpa, milhares de pessoas fizeram a festa seguindo o Bando Anunciador em 2014. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)
Desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana em 2014 conta com grande participação popular. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)
Desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana em 2014 contou com grande participação popular. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)

A Festa de Senhora Santana foi extinta em 1987 por determinação de alguns segmentos do poder público e da Igreja. O desfile do Bando Anunciador é parte das manifestações populares em louvor a Senhora Santana que voltaram a integrar o calendário de eventos do município, com a participação de moradores de diversos bairros de Feira de Santana e de comunidades de outras cidades.

As fotos publicadas em vários perfis das redes sociais e distribuídas à imprensa pela Ascom da Uefs são provas claras de que o desfile do Bando Anunciador é sempre um desfile de cores, animação, criatividade e muita folia sempre animada ao som de bandas, charangas e muito mais. Com manifestações de protestos sempre regadas com muita irreverência e alegria, as pessoas vão pintadas, fantasiadas ou de cara limpa seguindo o Bando numa festa onde quase tudo é permitido e que sempre finda, como de costume, na frente da Igreja Matriz, Catedral de Senhora Santana.

Jamil Souza