O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) está com inscrições abertas para rainha do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana.  Com o objetivo de resgatar uma das mais importantes e tradicionais festas populares e de cunho religioso de Feira de Santana e região, senão a mais importante, o Bando Anunciador sai às ruas em 13 de julho pelo centro de Feira de Santana, com saída do Cuca.

Cultura, alegria e muita irreverência são algumas das marcas do desfile do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana. Mascarados ou de cara limpa as pessoas brincam e fazem do evento que cresce a cada ano um momento de diversão e até de reflexão social e política. Brincar falando de coisas sérias e falar sério brincando é tônica que envolve as pessoas que seguem o desfile do Bando pelas ruas do centro antigo de Feira de Santana.

Durante o desfile, apresentam-se grupo de diversos bairros de Feira de Santana e de outros municípios da região. O evento é um projeto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) executado desde 2007 e tem por objeito reviver a Festa de Senhora Santana que foi extinta de forma unilateral pela Igreja Católica em 1987.

Cultura com alegria e irreverência no desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana 2012, que ocorreu neste domingo (8) nas ruas do centro antigo de Feira de Santana. (Fotos de Nayanne Amorim)
Cultura com alegria e irreverência são marcas no desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana. Na foto, o desfile em 2012 nas ruas do centro antigo de Feira de Santana. (Fotos de Nayanne Amorim)

As interessadas em candidatar-se ao cargo de rainha do Bando Anunciador da Festa de Santana devem ter 18 anos ou mais e ficar atentas ao prazo de inscrição. A inscrição deve ser feita presencialmente até 22 de junho. É necessário apresentar documento de identificação.

O Cuca funciona na Rua Conselheiro Franco, nº 66, Centro, Feira de Santana. As inscrições podem ser feitas de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. A escolha da rainha será em 10 de julho, oportunidade em que haverá debates e exposição de fotos antigas do evento.

Jamil Souza