Um dos mais importantes nomes da música brasileira, com uma obra de importância semelhante à de Luiz Gonzaga, o cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro tem inspirado muitos grandes nomes da música do Brasil. Lamentavelmente, na atualidade o mestre Jackson não tem o prestígio e o reconhecimento dos mais jovens.

Grandes artistas se dizem influenciados por Jackson do Pandeiro. Assim como Lenine, Chico César e tantos outros, Paulo Costa reconhece e valoriza o maravilhoso legado de Jackson. E mais, o cantor, compositor e músico feirense tem apresentado à nova geração a obra do grande Jackson do Pandeiro.

Nesse vídeo gravado pouco antes do show na Calourada 2014.1, evento dos estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana, Uefs, realizado no campus da instituição, dia 28 de março, o também paraibano Chico César fala para o feirense Paulo Costa da importância da obra de Jackson do Pandeiro.

Chico César diz que Jackson do Pandeiro “é um dos responsáveis pela sincope na canção popular” e a sua contribuição está no nível do que fez Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Para ele, Jackson faz mais e sua obra vai “influenciar quase tudo que vem depois dele”.

Ano passado, toda a versatilidade, o ritmo e a irreverência de Jackson do Pandeiro foram reverenciados e evidenciados pelo projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro. A série de shows idealizado e executado pelo músico e compositor Paulo Costa e foi um sucesso de público e crítica e, sem dúvidas, está entre os melhores projetos musicais já desenvolvidos em Feira de Santana.

Além de ótimo cantor e excelente compositor, o músico Paulo Costa já se apresenta com grande ativista cultural e desponta como um dos grande nomes da renovada cena artística feirense. Paulo Costa é autor da música “Eletronicamente Feito a Mão”, uma das melhores composições do artista em parceria com Nélio Rosa e que deu origem a um belo clipe com a participação de Bule Bule.

Jamil Souza