Hoje acontece em Salvador, no bairro boêmio do Rio Vermelho uma das mais importantes e populares festas da Bahia. O culto a Yemanjá, a Rainha do Mar, acontece desde o início do século passado e, se fortalece a cada ano que passa.

Em 1925, um pequeno grupo composto por 25 pescadores deu início à tradição quando, motivados pela escassez de peixes, pela primeira vez ofereceram presentes a Mãe D’Água. Em 1960 a festa deixou de contar com a presença de representantes da Igreja Católica, pondo fim ao sincretismo religioso e, desde então, ela passou a ser organizada apenas pelos pescadores. O que faz desta festa, a única comemoração dedicada exclusivamente ao culto das religiões afro-brasileiras.

Rio Vermelho, década de 1970. (Foto: A Tarde)
Rio Vermelho, década de 1970. (Foto: A Tarde)

As comemorações têm inicio ainda na madrugada, quando adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso. E somente no fim da tarde um cortejo com várias embarcações levam os balaios carregados de presentes para alto-mar.

Os presentes oferecidos a Yemanjá vão desde pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, até joias. Afinal, a homenageada gosta de tudo o que possa interessar a uma mulher vaidosa. Atualmente, os ambientalistas tem tentado convencer os adeptos a oferecerem presentes biodegradáveis e que não possam trazer malefícios para os peixes, outros animais marinhos e o meio ambiente.

Yemanjá é a entidade feminina mais importante do candomblé. No simbolismo afro-brasileiro, a divindade é representada como uma mulher de grande ventre e seios volumosos com uma gamela na cabeça. Aqui na Bahia, é representada pela imagem da sereia. No sincretismo religioso, é a Nossa Senhora da Conceição.

Festa popular

O culto à Yemanjá conta com a participação de muitos políticos, artistas famosos e pessoas simples que comparecem ao bairro do Rio Vermelho seja para pedir algo ou simplesmente agradecer por graças alcançadas. No caso dos políticos, além da fé é óbvio que os votos de eleitores acaba sendo uma motivação a parte. E, como em toda festa de largo realizada na Bahia, ela acaba sendo regada com música e muita bebida.

Como de costume, também este ano muitos barcos participam do cortejo marítimo para entregar os presentes no alto mar. Veja um pouco dessa participação no vídeo abaixo: 

Confira mais imagens da entrega dos presentes à Yemanjá neste domingo (2) e mais detalhes sobre a festa de 2014 no Blog do Rio Vermelho.

Por Jamil Souza