Ex-secretário de Estado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Social, foi vítima de câncer de pulmão

Foi com bastante pesar que recebi a notícia da morte do professor e sociólogo Ildes Ferreira de Oliveira, ocorrida na madrugada desta terça-feira, 21, em Feira de Santana. Lamentável perda!

Com um vasto currículo de serviços prestados, Ildes ocupou vários cargos públicos. Atualmente era o secretário municipal de Desenvolvimento Social e estava afastado para cuidar da saúde. O professor foi vítima de um câncer de pulmão, descoberto a poucos meses.

E lembrar que, ontem à noite, em conversa com uma colega, eu citei o seu nome e comentamos sobre sua saúde. Ildes era um homem que sempre se mostrava preocupado com o povo.

Era um cabra bom! Fará falta…
Já sinto saudade das nossas boas conversas!

Era um sujeito decente e preocupado com a coisa pública, um político exemplar. Durante sua vida públuca, Ildes Ferreira foi diretor e co-fundador do Movimento de Organização Comunitária – MOC, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs, foi vereador em Feira de Santana, foi o primeiro secretário da pasta de Ciência e Tecnologia do Estado, no primeiro governo Jaques Wagner.

Também foi candidato a vice prefeito em 1992 na chapa encabeçada por Luciano Ribeiro (MDB). Companheiro do ex-prefeito Colbert Martins da Silva (já falecido), Ildes foi idealizador e gestor de um plano municipal de habitação popular (PLANOLAR) que doava terrenos e o material de construção às pessoas de “baixa renda” e estimulava a comunidade construir as casas em regime de multirão.

Desde 2013, Ildes estava secretário municipal de Desenvolvimento Social, quando, há poucos meses, se afastou para cuidar da saúde. Foi vítima de um câncer de pulmão.

O cigarro

Ildes Ferreira era fumante. Lembro das vezes em que conversávamos, sobre temas diversos, enquanto, respeitosamente fora de sua sala, o mestre dava tragadas prazerosas no cigarro.

Tive a honra de ser seu aluno na Uefs (Sociologia Urbana e Sociologia Rural, disciplinas optativas) durante o curso de História, foi onde o conheci e, depois, como amigo, de travar boas conversas. Já como radiojornalista, entrevistei-o inúmeras vezes. Era sempre um prazer! Vá em paz, amigo.
Meus sentimentos aos seus familiares.

Homenagens

Logo que foi anunciado o falecimento de Ildes Ferreira, várias pessoas usaram as redes sociais para prestar homenagens. Houve manifestações do ex-Governador da Bahia Jaques Wagner e do atual Rui Costa, ambos do PT. Também do ex-prefeito de Feira de santana, José Ronaldo (DEM) e do atual Colbert Martins Filho (MDB), aliados políticos.

O governo municipal decretou luto oficial de três dias. E ponto facultativo na Secretaria de Desenvolvimento Social. Em nota oficial, o prefeito Colbert Filho comentou: “Era um dos meus melhores amigos. Estivemos juntos durante toda uma vida, na política, mas principalmente na amizade.”.

O velório de Ildes Ferreria aconteceu na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, por decisão do presidente da Casa. O sepultamento foi marcado para as 15:30 horas no Cemitério Jardim Celestial, onde a missa de corpo presente será celebrada pelo arcebispo emérito dom Itamar Vian.