O presidente interino Michel Temer falou para o jornalista Roberto D Ávila, da Globo News. (Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil)
O presidente interino Michel Temer falou para o jornalista Roberto D Ávila, da Globo News. (Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil)

Acusado por defensores de Dilma Rousseff de ser o traidor da presidenta afastada, o presidente interino da República, Michel Temer, negou ter havido traição. Disse que sempre manteve com Dilma uma relação “respeitosa” e sempre “muito cerimoniosa”. Em entrevista concedida, nessa terça-feira (21), ao jornalista Roberto D Ávila, da Globo News, Temer falou, dentre outras coisas, sobre o processo de impeachment e da limitação do uso dos aviões da Força Aérea pela presidenta afastada.

Sobre o impeachment, Temer negou traição e afirmou que não atuou para a aprovação da admissibilidade da denúncia de crime de responsabilidade. Perguntado porque se manteve na chapa petista depois de quatro anos como “vice decorativo”, Temer disse que foram “circunstâncias políticas”

Para Temer, Dilma prefere as questões técnicas do que os relacionamentos políticos, contudo, disse que, ao assumir o poder, encontrou equívocos técnicos e “questões a resolver”. O presidente interino ainda criticou a proposta de Dilma de, caso retorne ao poder, seja convocado um plebiscito. “Com o plebiscito está dizendo que deseja voltar, mas que se voltar não poderá governar. [Se] vai voltar para convocar eleições é porque não quer governar”.

Sobre a limitação do uso dos aviões da Força Aérea pela presidenta afastada, Temer disse que a decisão pela manutenção das prerrogativas de Dilma após o afastamento se limita ao deslocamento até a cidade natal.

“A senhora presidente tem o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, tem aviões para se locomover para o estado dela. Ela não está no exercício da Presidência, portanto, não tem atividade de natureza governamental. Tive informações de que a senhora presidente utilizaria os aviões para fazer companha contra o golpe. Uma situação, pelo menos, esdruxula”, disse Temer.

Nesta mesma entrevista, Temer voltou a dizer que não pretende ser candidato a presidência da República nas eleições de 2018. Fonte: Agência Brasil