III-Congresso-Municipal-do-PSOL-de-Feira-de-SantanaContrariando muita gente que espera ter novamente a opção de votar para prefeito de Feira de Santana no Rasta, como ficou conhecido o professor Jhonatas Monteiro, tudo leva a crer que ele vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições. Ao menos foi o que ficou encaminhado após o III Congresso Municipal do PSOL de Feira de Santana que foi realizado no dia 14 deste mês. A confirmação ou não disso somente acontecerá durante a Convenção Eleitoral prevista para acontecer no período entre 20 de julho e 05 de agosto.

Na ocasião também foi escolhido o novo presidente do partido e, pelos próximos dois anos, o Psol de Feira será liderado por uma mulher, a bióloga Rafaela Sousa.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do partido, o congresso foi uma oportunidade para “discutir a organização partidária, além de debater a conjuntura política nacional e local e o cenário eleitoral de 2016”.

E resultou na criação os núcleos de Mulheres, Negras e Negros, LGBT, Comunicação e Direito à Cidade. Os núcleos “buscam articular as ações partidárias nesses campos, bem como promover a organização e resistência nesses setores diante de um quadro de ofensiva reacionária que exige ainda mais da militância de esquerda em Feira de Santana”, explicou o partido.

Uma novidade desse congresso do Psol foi a possibilidade do partido defender como opção para a prefeitura de Feira de Santana o nome de uma mulher. Foram levantados os nomes das professoras Daniela Ferreira e Sidinea Pedreira, indicadas do partido como pré-candidatas ao cargo de prefeita. E como pré-candidatos a vice-prefeito foram indicados os nomes do professor Fernando Barbosa (Tio Fê) e do servidor público estadual Thiago Firmino.

Agora é esperar a Convenção Eleitoral do Psol que irá definir a chapa oficial do partido para o pleito deste ano.

Foto: Ascom Psol / Texto: Jamil Souza