Militantes do PT, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais fizeram nesta sexta-feira (7) um ato de repúdio ao atentado sofrido pelo Instituto Lula na noite de quinta-feira (30), quando um artefato explosivo foi arremessado contra o portão da instituição, de dentro de um carro.

Ninguém ficou ferido, e ainda não foram apontados suspeitos pela ação. Em março, o Diretório Municipal do PT em São Paulo também foi alvo de um ataque a bomba. Duas semanas antes, a sede do partido em Jundiaí, na região metropolitana da capital, havia sido incendiada.

Os manifestantes se reuniram em frente ao instituto, que fica no bairro do Ipiranga, zona sul paulistana. Para o secretário municipal de Relações Governamentais de São Paulo, Alexandre Padilha, o ataque foi um ato terrorista: “O gesto de hoje é um repúdio a atentados terroristas, a manifestações de ódio e intolerância, que não fazem bem para a democracia”, ressaltou. Padilha enfatizou que o protesto também cobrava elucidação do crime. “É um gesto para cobrar punição para os responsáveis por esse atentado.”

Ao chegar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado pelos militantes, que se esforçavam para se aproximar dele e tirar fotos. Da janela do instituto, Lula jogou rosas aos manifestantes e agradeceu o apoio. Leia mais na Agência Brasil