O ministro-chefe da Casa Civil , Aloizio Mercadante, classificou de grave o incidente envolvendo o ex-ministro da Educação Cid Gomes e o Congresso Nacional e disse que o momento agora é de virar a página e dar sequência aos alicerces deixados por ele à frente da pasta. Mercadante disse que foi correta a atitude de Gomes em relação ao governo e à presidenta Dilma Rousseff e que o ex-ministro continuará a colaborar com o governo, ainda que de outras formas.

“A decisão de demissão de Cid Gomes foi ele quem tomou, após sair do plenário, por achar que não havia condições políticas e que sua continuidade causaria problemas na relação do Congresso Nacional com o MEC. Foi uma iniciativa dele imediatamente acatada pela presidenta”, disse Mercadante, após receber homenagens na Embaixada da Espanha, em Brasília. Segundo Mercadante, todos sabem que a saída de Cid Gomes se deve a um incidente de natureza política e pessoal. “Aconteceu e temos de virar a página.”

“[Quando governador do Ceará] ele [Cid Gomes] fez uma grande gestão na área de educação. Os indicadores no Ceará foram muito destacados entre os estados. Foi esse salto dado ao longo dos oito anos  o critério para a indicação para o Ministério da Educação”, disse Mercadante. (Agência Brasil)