Mais uma vez as pesquisas eleitorais de intenção de votos foram contrariadas com o resultado obtido nas urnas. O candidato do governador Jaques Wagner, Rui Costa (PT), venceu as eleições deste domingo (5) e será o novo governador da Bahia a partir de 1º de janeiro de 2015.

A pesquisa Ibope contratada pela Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, e que pertence à família do prefeito de Salvador ACM Neto, previa, ontem (4), um segundo turno na Bahia. Os candidatos Paulo Souto do DEM e Rui Costa do PT apareciam, de acordo com a pesquisa Ibope, empatados com 36% das intenções de votos dos baianos. Mas, as urnas provaram que os baianos nem de longe foram ouvidos e mesmo antes de todas terem sido apuradas, o candidato do PT já estava com a vitória garantida.

Logo depois de confirmada a vitória do PT, ainda no primeiro turno, Rui Costa agradeceu a todos o baianos e garantiu que no seu governo vai dar “continuidade a algumas coisas” e fazer novas. Agora vitorioso, Rui Costa afirmou que vai se empenhar pessoalmente pela vitória da presidente Dilma: “No segundo turno nós vamos estar de cidade em cidade, de local em local garantindo a vitória de Dilma”.

Erros da pesquisa Ibope

Esta não é a primeira vez que a pesquisa Ibope não vislumbra, nem de longe, o resultado real obtido nas urnas e erra feio. Nas vésperas das eleições de 2006, a pesquisa Ibope apontava uma vitória esmagadora do candidato do DEM no primeiro turno contra o candidato do PT, Jaques Wagner. O fato é que o PT venceu aquela eleição, Jaques Wagner foi eleito no primeiro turno, quebrou a hegemonia de um grupo controlava a Bahia e que já estava no poder por 16 anos.

Enfim, o Ibope não serve para analisar ou medir as intenções de voto dos baianos e isto tem sido provado eleição após eleição.

Jamil Souza