A Assembleia Legislativa da Bahia votou e empossou, na tarde desta sexta-feira (1º), a composição de sua Mesa Diretora para os próximos dois anos. Na votação 62 dos 63 deputados marcaram presença. O deputado Marcelo Nilo (PDT) foi reeleito, pela quarta vez consecutiva, presidente da Casa obtendo 61 votos, tendo como primeiro vice o deputado Yulo Oiticica (PT), segundo vice Sandro Régis (PR) e terceiro vice-presidente o deputado Nelson Leal (PSL).

O primeiro secretário agora é o deputado Paulo Azi (DEM); o segundo Rogério Andrade (PSD); o terceiro Fabrício Falcão (PCdoB) e a quarta, Fátima Nunes (PT).  Os suplentes são Bira Corôa (PT); Maria Luiza Orge (PSD); Aderbal Caldas (PP); Leur Lomanto Jr. (PMDB) e Carlos Geílson (PTN).

“A Assembleia Legislativa dá um exemplo muito significativo de maturidade. Uma Mesa aprovada, por acordo e pela unanimidade dos presentes, composta por diversos partidos, inclusive com a base da Oposição participando junto com a base do governo na mesma gestão. Isso, por mais uma vez, mostra que nós estamos evoluindo no contexto interno da Casa”, apontou o líder do governo, deputado Zé Neto (PT). 

O presidente reeleito agradeceu a seus pares e afirmou que “assumo a presidência deste Poder com a mesma vontade que há seis anos a assumi pela primeira vez a presidência da casa dos iguais (Assembleia Legislativa da Bahia”. Ele ainda relembrou a abertura da Casa a movimentos sociais e sindicais a exemplo dos negros,  gays, mulheres, índios, empresários, Movimento Sem Terra e professores, que estiveram em suas instalações por mais de 100 dias.

Nilo afirmou que não será mais candidato a deputado estadual. “Minha contribuição se encerrará quando concluir o meu mandato de presidente. Mas continuarei na vida pública e nesta quero subir mais um degrau”, afirmou.

Em sua última sessão como deputado na ALBA, Gildásio Penedo (PSD), designado para conselheiro do TCE, foi homenageado com uma salva de palmas.

A sessão solene de instalação da 17ª legislatura acontecerá no próximo dia 15 (terça-feira).

(Informações da ASCOM do Dep. Zé Neto)