Para os que acreditavam na completa morte do “carlismo” na Bahia, o resultado do segundo turno das eleições 2012 em Salvador foi um verdadeiro balde d’água; eis o retorno do ACM. A eleição do neto do cacique que, por vários anos, comandou com mão de ferro a Bahia significa o fortalecimento da oposição ao governador Jaques Wagner (PT) e aponta para o surgimento de uma nova liderança no cenário político na Bahia. O candidato do DEM, ACM Neto venceu o petista Nelson Pelegrino, candidato do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, e é o novo prefeito da capital baiana.

Aos 33 anos, ACM Neto vai ocupar pela primeira um cargo executivo, será prefeito de Salvador.

Aos 33 anos, ACM Neto vai ocupar pela primeira um cargo executivo, será prefeito de Salvador. Na Câmara dos Deputados exerce o terceiro mandato e atualmente é líder do DEM na Casa. Advogado por formação, o democrata já foi vice-presidente da Câmara e Corregedor.

O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma que tanto se empenharam na campanha das duas maiores cidades da Bahia, não lograram êxito. Mesmo com vinda de Lula a Feira de Santana o candidato do Democratas, José Ronaldo de Carvalho, foi eleito prefeito logo no primeiro turno. Agora, no segundo turno os petistas amargam mais uma derrota e assistem ao fortalecimento da oposição na Bahia. Para tristeza do governador Jaques Wagner que, não restando outra coisa a fazer, já se pronunciou e disse que os projetos e parcerias entre a prefeitura de Salvador e o governo do Estado irão continuar.

No discurso que fez para os correligionários, ACM Neto fez menção à memória do avô. Disse ter recebido do velho cacique ACM o “amor pela Bahia”.

O povo de Salvador e Feira de Santana demonstrou independência e não deu ouvido aos pedidos do ex-presidente Lula para votar nos membros do seu “grupo”.  Aos petistas, fica o feito de ter derrotado o candidato do PSDB, José Serra, em São Paulo e conseguido fazer de Fernando Haddad o prefeito da maior cidade do país.

Aqui entre nós, que Deus proteja a Bahia!

Jamil Souza