Em Feira de Santana, a última chuva forte foi em novembro de 2011.

O terceiro encontro da Comissão Especial para o Acompanhamento dos Programas Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca (CEAPECES), realizado ontem, sexta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, contou a participação do deputados estadual Carlos Geilson (PTN) e do deputado e líder do governo na Assembléia Legislativa Zé Neto (PT). Os parlamentares foram convidados pela CEAPOECES para reforçar a busca de benefícios governamentais que minimizem os efeitos da estiagem no município.

Cena comum: famintos, bovinos não conseguem suportar o peso, caem e ali ficam até morrer.

Na reunião foi destacado que algumas medidas para atender moradores dos distritos mais afetados já foram tomadas, mas não são suficientes. Dentre os benefícios previstos estão 3040 vales cesta-básica, no valor de R$60,00 cada, que serão destinados pela Empresa Baiana de Alimentos (EBAL) às famílias cadastradas no programa de distribuição de sementes na Secretaria de Agricultura (Seagri), que não receberam o Seguro Sagra.

O deputado Carlos Geilson considerou a formação da CEAPOECES uma iniciativa louvável e a permanência dela, segundo ele, é um dos meios de encontrar saídas para a convivência menos sofrida com a seca. A comissão foi criada pelo governo municipal em abril último e é composta por representantes do Sindicato dos Produtores Rurais, Associação dos Pequenos Agricultores de Feira de Santana, Ministério Público, EBDA, Adab, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Igreja Católica, Embasa e secretarias municipais.

Considerada pela Defesa Civil a maior seca dos últimos 47 anos na Bahia, a longa estiagem deste ano fez com que, até agora, 236 municípios do estado decretassem situação de emergência. Esse número representa mais da metade das cidades baianas.

Somente em Feira de Santana, oito distritos estão  em situação de emergência desde o ano passado. A última chuva forte da cidade foi em novembro de 2011.

(Jamil Souza com informaões da Ascom/Dep. Carlos Geilson)