Em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o governador Jaques Wagner esteve mais uma vez em Feira de Santana. A visita ocorreu nesta terça-feira (10), na ocasião assinou vários acordos que fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e do Programa estadual Água Para Todos. No pátio do Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) foram entregues 53 retroescavadeiras e 50 tanques de resfriamento e homogeneização de leite.

Com o fim de diminuir os efeitos da seca que assola a região e que todo Nordeste vem enfrentando nos últimos dias, além da entrega de máquinas retroescavadeiras, dentro do programa do PAC 2, e de 230 sistemas simplificados de irrigação, houve assinatura de convênios para liberação de R$ 32,8 milhões para implantação de 220 sistemas de abastecimento de água, R$ 4,8 milhões para instalação de 150 sistemas de poços salinizados, além da entrega de sementes, computadores e equipamentos que agregam valor à produção de alimentos.

Segundo o governador Jaques Wagner, o Governo no Estado continuará as ações de combate aos efeitos da seca, olhando com prioridade as regiões do semiárido. “Estamos vivendo uma das piores secas dos últimos 30 anos e 60% do nosso estado é semiárido. Devemos não só discutir condições climáticas, mas continuar avançando nas ações que previnem e ajudam a combater os danos da seca”, afirmou.

Na cidade houve criticas ao fato de nenhuma das retroescavadeiras ficar em Feira de Santana. Na Câmara Municipal um vereador que pertence a partido em oposição ao governo estadual criticou o fato e chegou a afirmar que o governador Jaques Wagner “não gosta” de Feira de Santana. A afirmação foi feita pelo vereador Lulinha (DEM). O vereador disse achar curioso que as 53 máquinas fiquem à vista de todos em solo feirense e a Prefeitura Municipal não ser contemplada com nenhum equipamento.

Exageros à parte, devemos entender que Feira de Santana é uma cidade importante, sede de uma Região Metropolitana e que, portanto, merece o respeito do governo do estado e por isso foi escolhida para ser o local em que acordos entre o Estado e a União foram firmados e assinados para benefícios não só deste município mais de outros do interior baiano. Aqui o governador Jaques Wagner e o Ministro do MDA, Pepe Vargas, assinaram dezenas de acordos que garantirão sistemas de água, alimentos e outros equipamentos que ajudarão no enfrentamento da seca nas cidades baianas mais atingidas.

Confira abaixo a lista de municípios beneficiados com as retroescavadeiras do PAC2.

Abaíra, Ibotirama, Queimadas, Adustina, Ipupiara, Quijingue, América Dourada, Iraquara, Retirolândia, Banzaê, Itaguaçu da Bahia, Riacho de Santana, Barra do Mendes, Itiúba, Ribeira do Amparo, Barro Alto, Jeremoabo, Ribeira do Pombal, Biritinga, João Dourado, Santa Brígida, Bonito, Jussara, São Domingos, Brotas de Macaúbas, Lapão, São Gabriel, Canarana, Malhada, Serra do Ramalho, Cansanção, Matina, Sitio do Mato, Carinhanha, Morpará, Sitio do Quinto, Central, Morro do Chapéu, Souto Soares, Cícero Dantas, Muquém de São Francisco, Teofilândia, Cipó, Nova Soure, Uibaí, Coronel João Sá, Oliveira dos Brejinhos, Wagner, Fátima, Paratinga, Xique-xique, Feira da Mata e Paripiranga.