O Ministério do Esporte Aldo Rebelo e o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke durante entrevista à emprensa em janeiro.

O Ministério do Esporte anunciou hoje (8) que o governo brasileiro aceitou o pedido de desculpas do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke. O ministro Aldo Rebelo enviou duas cartas, uma endereçada ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a outra ao próprio Valcke. Em ambas, Rebelo disse que aceitou o pedido de desculpas feito pela Fifa em relação ao tom de declarações do secretário-geral da entidade sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Na sexta-feira (2), Valcke, que é o interlocutor entre a Fifa com o governo federal para assuntos relativos à competição, disse que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Disse ainda, usando uma expressão em francês, que as autoridades brasileiras precisavam de “um chute no traseiro”, no entendimento do governo, ou de um “empurrão”, de acordo com tradução do próprio Valcke.

Aldo Rabelo aceitou o pedido desculpas de Jérôme Valcke mas, será que gostou?!
Na correspondência endereçada a Blatter, o ministro destacou que a presidenta da República, Dilma Rousseff, receberá o presidente da Fifa em audiência. Segundo o Ministério do Esporte, a data ainda será confirmada. Além disso, o ministro reitera que “episódios dessa natureza não podem se repetir, em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil”. Na carta enviada a Jérôme Valcke, Rebelo se limitou a aceitar o pedido de desculpas.

Na segunda-feira (5), o ministro pediu de substituição de Valcke como interlocutor da Fifa ressaltando que o governo brasileiro não poderia aceitar Valcke na função após as declarações polêmicas. Mas, em nenhumas das correspondências enviadas hoje, há manifestações sobre a possível substituição de Valcke. Segundo o Ministério do Esporte, o secretário-geral da Fifa segue na função.

Fonte: Agência Brasil