Líder do movimento disse que foi ameaçado por guarda municipal

Os manifestantes entraram no prédio com faixas, cartazes e tambores. Apesar da confusão geral líder do movimento afirmou que não houve depredação do patrimônio público.

 

Na manhã desta quarta-feira (28) o prédio da Prefeitura de Feira de Santana foi ocupado por manifestantes que reivindicavam regularização de terreno ocupado por famílias carentes sem teto que fazem parte da Ocupação Chico Pinto situada no Bairro Aviário. O protesto foi organizado pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB em reivindicação a liberação do terreno por parte da Prefeitura de Feira de Santana.

Manifestantes mantiveram o prédio Paço Municipal com as portas fechadas.
Os manifestantes entraram no prédio com faixas, cartazes e tambores. Após dez minutos houve a chegada de homens da Guarda Municipal e houve um princípio de confronto. Durante os protestos e ocupação as portas do Paço Municipal de Feira de Santana, que é o prédio oficial da prefeitura, ficaram fechadas pelos manifestantes.

De acordo com Jader Dourado, líder do Movimento de Luta dos Sem Teto (MLB), desde o dia 30 de fevereiro deste ano houve promessa do prefeito Tarcízio Pimenta de resolução, mas até o momento não há solução. “Daqui a pouco acaba atual gestão e o problema não é resolvido”, declarou Jader. Segundo ele, há o projeto todo pronto e só necessita da apreciação da prefeitura.

O projeto de infraestrutura urbana e construção de imóveis na área da ocupação foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo coordenador do MLB e segundo informação da prefeitura, estudos técnicos para a regularização fundiária foram solicitados.

O processo é requisito básico para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida na localidade, beneficiando as 200 famílias que já ocupam a área. A ocupação completou três anos no último dia 7 de fevereiro. O pré-projeto já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município.

Jader Dourado afirmou que após a regularização da área, o MLB levará o projeto de construção das casas ao Ministério das Cidades para que seja executado através do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal.

Apesar da confusão geral Jader afirmou que não houve depredação do patrimônio público e que foi ameaçado por um guarda municipal. “Disseram que quebramos a prefeitura, mas não quebramos nada. Eu fui ameaçado por um guarda que disse que minha batata está assando e que ia me pegar”, afirmou. Após a manifestação, no final da tarde, o líder do MLB fez o seguinte comentário no microblog Twitter: “Agressões gratuitas da policia militar contra os manifestantes. Absurdo!”