Daqui a pouco estaremos comemorando o ano novo que se inicia e nos despedindo do ano velho. Porém é bom refletir um pouco, neste último dia do ano, sobre a atuação dos nossos representantes no Congresso Nacional. E quem sabe até compreender ou ao menos tentar entender o funcionamento da nossa cabeça quando votamos neste ou naquele candidato.

Estou quase ficando atemorizado com o protesto em ano de eleição. Pra ser mais específico o que me preocupa é o modo como alguns protestam, o tal voto de protesto tem me causado arrepios. A urna é o local de escolha e não de protesto, sobre tudo quando não se sabe protestar. Tampouco é lugar de brincadeira. O protesto pode ser e é, muitas das vezes, uma arma que desfere dor contra a cidadania e ao invés de contribuir com a melhoria do Congresso somente agrava o problema. Digo isso quando os eleitores brasileiros descontentes com atuação de alguns parlamentares que tratam o povo que os elege como palhaços acabam contribuindo com o “circo” e acrescentando um palhaço profissional, desta vez atuando do lado de lá, na Câmara dos Deputados. São Paulo que loucura! Que representantes estamos escolhendo? E dizem que nós baianos é que brincamos o tempo todo!

Bom, deixo-os com essa breve reflexão e, para concluir, os convido a ler o texto do jornalista e auto-proclamado aprendiz de blogueiro Paixão Barbosa, postado no dia 23 de dezembro de 2010 no Política e Cidadania do atarde.com.br, com o título:

 

Aumento dos deputados apagou trabalho parlamentar em 2010

A assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados divulgou matéria, nessa quinta,23, em que faz um balanço positivo da “produção legislativa” em 2010. Lista que o Plenário aprovou “112 proposições – 3 propostas de emenda à Constituição, 22 medidas provisórias, 5 projetos de lei complementar, 13 projetos de lei, 67 projetos de decreto legislativo e 2 projetos de resolução”.

As comissões permanentes, aprovaram 196 projetos de lei. “Os deputados também mantiveram trabalhos em 91 comissões temporárias e três comissões parlamentares de inquérito. No total, as comissões realizaram 897 reuniões. Os deputados ouviram o depoimento de 1.769 participantes em audiências públicas, seminários e outros eventos”, diz a nota, assinalando que os destaques do ano foram a votação e aprovação da Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular, o reajuste de aposentados que ganham acima de um salário mínimo e as novas regras para exploração do pré-sal.

Pena que, no apagar das luzes, os senhores deputados tenham aprovado também o aumento dos seus salários para o patamar de R$ 26,7 mil. Diante do impacto negativo que esse último projeto causou na população brasileira, o Congresso no ano de 2010 vai ser lembrado apenas pela majoração dos vencimentos de seus integrantes.

Jamil Souza – Redação BlogBahiaGeral