Neste dia em que as crianças recebem a atenção de todos, não somente dos pais ou responsáveis diretos, mas do comércio e de grandes indústrias que investem muito dinheiro e fazem marketing pesado para vender seus produtos, é muito oportuno fazer uma reflexão mais aprofundada sobre quem são esses pequenos e sobre a importância dos adultos na sua formação. Todos os que desejam ou pensam em tornar-se pai ou mãe devem procurar descobrir um pouco mais sobre as crianças. Com esse objetivo, o Blog Bahia Geral pesquisou para saber quem pode ser considerado criança e convida todos a fazerem uma reflexão sobre o papel dos adultos na formação delas. A leitura do texto que segue, pode ser um bom início nessa empreitada, ele foi extraído da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Criança – Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até doze anos de idade. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pediatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil – incluídos toda ordem de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa “funcionar” saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural – recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade, ou até antes, aos 3 anos de idade.

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança – especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.

Para mais, leia Criança – Wikipédia, a enciclopédia livre