O município baiano de Santa Bárbara comemora, neste sábado (14) 52 anos de emancipação política e administrativa. A cidade é um dos municípios que compõem o Portal do Sertão e, no ultimo dia 4 de dezembro, prestou homenagem à sua padroeira Santa Bárbara e que lhe empresta o nome.

Prefeito Nilton César (PP) - reprodução foto oficial.
Prefeito Nilton César (PP) –  (reprodução foto oficial)

A cidade fica localizada a 147 km de Salvador e pertence à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana, tem uma população estimada em 22 mil habitantes, possui uma área de 345,667 km² e é cortada pela BR 116. Sua principal fonte de renda é a agricultura e pecuária, com destaque para a produção do milho e do feijão e a criação de bovinos, caprinos, suínos e ovinos. O município é conhecido em todo o estado pela produção do famoso Requeijão. Doces em compostas, beiju e carne do sol compõe a culinária do Município.

O município é governado pelo prefeito Nilton César do Partido Progressista (PP) e pelo seu correligionário Edifrancio Oliveira (PP) como vice. O prefeito Nilton César foi Vereador por três mandatos, no último foi Presidente da Câmara, é formado em Crédito e Finanças e está na vida Pública há mais de 15 anos. Já o vice Edifrancio tem grande experiência sindical, tendo sido Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Bárbara entre 2006 e 2012.

Por conta do aniversário, a cidade recebeu os parabéns do deputado estadual Carlos Geilson (PTN) que apresentou na Assembleia Legislativa uma moção de congratulação.

Jamil Souza