Governador Jaques Wagner comparece ao velório do prefeito e da primeira-adama de Jussiape. (Foto: Manu Dias/ Secom/ Divulgação)

Na manhã deste domingo (25), o governador Jaques Wagner viajou para Jussiape, município de cerca de 11 mil habitantes e que fica na região sudeste do estado, para participar do velório do prefeito reeleito Procópio Alencar (PDT) e da primeira-dama Jandira Oliveira Alencar. Os dois foram assassinados na manhã do sábado (24) por um homem conhecido como Coló, que também matou o gerente da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Ordelange Novaes, que trabalhava na cidade.

Prefeito de Jussiape Procópio Alencar (PDT) e sua esposa Jandira, ambos assassinados no sábado. (Foto: Will Assunção/Mural de Notícias)

O assassino foi morto pela policia depois de trocar tiros e ferir dois policias, um dos quais se encontra estado grave já que foi atingido na cabeça. O matador foi identificado pela polícia como Claudionor Galvão de Oliveira. Ele estava com duas armas – revólver calibre 38 e espingarda de cartucho, além de muitas munições, e era dono de um quiosque no centro da cidade, segundo informações da polícia. Outro homem foi ferido durante a troca de tiros com a polícia ao ser usado pelo criminoso como escudo humano.

A seriedade do caso fez com que também se fizessem presentes em Jussiape o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, e o comandante-geral da Polícia Militar, Alfredo Castro, que ainda no sábado foram para o município acompanhar o início das investigações. Embora a motivação do crime ainda não tenha sido confirmada, a família do prefeito acredita que o caso tem relação política.

O prefeito Procópio Alencar (PDT) foi reeleito com 58% dos votos nas eleições de outubro. Ele ocupou cargo de vice-prefeito na gestão de Wagner Freitas (PTB), que foi cassado pela Câmara Municipal no ano de 2010. A vítima disputou a eleição deste ano contra a esposa de Wagner Freitas, Vânia Dulce (PMDB).

O enterro do prefeito de Jussiape, sua esposa e do gerente da Embasa, vítimas do assassinato violento que chocou a pequena cidade, aconteceu na tarde deste domingo (25). Com a presença dos comandantes da polícia baiana e do Secretário de Segurança pública no locus onde o crime aconteceu, espera-se que o caso seja desvendado o mais rápido possível.

Jamil Souza, com informações do G1