Na Bahia 228 municípios decretaram estado de emergência por causa da seca

Prefeitos de cidades que fazem parte do Território Portal do Sertão reuniram-se em Feira de Santana, nesta terça-feira (8), para discutir a realização dos festejos juninos nas cidades que se encontram em situação de emergência por conta da seca. A reunião aconteceu às 9h, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

No mesmo local foi realizada uma entrevista coletiva. Os prefeitos decidiram manter os festejos juninos nos municípios do Portal do Sertão, porém, irão reduzir os gastos com a festa reduzindo o número de atrações e não trazendo as grandes atrações nacionais. A animação ficará por conta de atrações locais.

Em toda Bahia, o número de cidades que decretaram estado de emergência por conta da longa estiagem que atinge nossa região já chega a 228. Somente em Feira de Santana, oito distritos estão em situação de emergência desde o ano passado. A última chuva forte da cidade foi em novembro de 2011.

Seis municípios baianos já cancelaram os festejos juninos por causa da seca e outros reduziram os dias de festa. Não haverá festa de São João nos municípios de Muquém do São Francisco, no médio São Francisco, além de Várzea Nova, Tapiramutá, Filadélfia, Miguel Calmon e Guanambi o último a anunciar o cancelamento dos festejos.

Dezessete prefeituras de cidades no entorno de Feira de Santana fazem parte do Território Portal do Sertão. Deste total, 10 estão em estado de emergência. São elas: Feira de Santana, Anguera, Antônio Cardoso, Santo Estêvão, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Irará, Água Fria e Ipecaetá.