Operação Arca de Noé. Ação realizada pela Guarda Municipal, Sesp e Centro de Zoonoses.

Oito cavalos, três porcos, um jegue e uma cabra que estavam soltos nas ruas de alguns bairros foram apreendidos em Feira de Santana pela Guarda Civil Municipal na manhã deste sábado (28), durante a Operação Arca de Noé. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e o Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, a operação visa evitar acidentes e sujeiras nas ruas. “Encontramos bichos soltos nos bairros Conceição, Pampalona, Morada das Árvores, Asa Branca e até mesmo no centro da cidade”, conta.

Alguns dos casos foram acionados pela comunidade através da Central Disque Denúncia 156 e outros flagrados pela equipe. Após a apreensão, explica Alves, os responsáveis pelos animais precisam comparecer ao Centro de Zoonoses, dentro de oito dias, para pagar multa no valor de R$ 50,00 e ter o animal de volta.

No entanto, ele ressalta que cada animal precisa ser criado num local adequado. “Algumas pessoas querem ter um jegue ou cavalo em casa, em vez de mantê-los na área correta. Isso é ruim tanto para o animal quanto para a área de moradia”, destaca.

O Centro de Zoonoses está localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota  (Anel de Contorno), bairro Jussara, e funciona das 8h às 17h. Mais informações e denúncias através dos telefones (75) 3614-3613 e (75) 3223-4673.