A campanha também tem por objetivo incentivar os homens a cuidarem da própria saúde

Com o início do mês de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, voltada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações para este público a partir desta sexta-feira, 01.

Homens de 45 a 75 anos de idade podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência para dar início a solicitação dos exames.

A campanha tem por objetivo incentivar os homens a cuidarem da saúde. (Imagem Reprodução)

Após consulta com médico ou enfermeiro, o paciente recebe a guia de solicitação para exames laboratoriais de rotina e o PSA (Antígeno Prostático Específico), com livre demanda a serem realizados de forma gratuita em laboratórios conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Colbert Martins Filho, que também é médico, ressalta a importância da realização dos exames. “Realizando estes exames de laboratório, o paciente deve retornar a unidade para avaliação do profissional, que estará verificando se existe alguma alteração no PSA”, explica.

Os serviços são ofertados durante todo o ano e homens acima dos 40 anos também podem realizar o procedimento apenas para exames de rotina.

De acordo com a enfermeira referência técnica em saúde do homem, Isabela Machado, constatada alguma alteração nos exames o paciente é encaminhado para acompanhamento com urologista na rede municipal de saúde. Isabela alerta que somente este ano, de janeiro a agosto foram diagnosticados 752 casos de câncer em homens – 150 deles são de próstata.

Na avaliação da enfermeira, homens tendem a procurar menos as unidades de saúde do que as mulheres. “A prevenção é muito importante para o diagnóstico precoce, que proporciona mais chances de cura”, afirma.