A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Feira vai oferecer testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV na Micareta de Feira de Santana. Os exames serão feitos na unidade de saúde montada no Circuito da festa.

Foto: Jorge Magalhães

Não há necessidade de solicitação médica, basta o interessado se dirigir à unidade entre os dias 25 e 28 e apresentar a sua documentação. Os exames serão feitos de forma segura e sigilosa, com resultados entregues dentro de alguns minutos.

Os casos positivos serão orientados a procurar o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda (CSE), localizado na rua Geminiano Costa, onde farão novos exames, que demoram cerca de um mês para serem entregues.

Quanto mais cedo o diagnóstico e medicação, mais qualidade de vida o portador de HIV terá.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Telma Nandiara, pessoas diagnosticadas com sífilis podem começar o tratamento imediatamente com a aplicação da primeira dose de penicilina.

A ação de combate às ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível) tem como objetivos a prevenção e diagnóstico precoce, bem como o encaminhamento ágil de casos positivos para o devido tratamento, afirma a Secretaria de Saúde.