Mesmo sem nenhum caso registrado de febre amarela no município, Feira de Santana registra alta procura da vacina e a Secretaria Municipal de Saúde tem estabelecido estratégias para atender a população. Só este ano, nos meses de janeiro e fevereiro aproximadamente 10 mil pessoas foram vacinadas contra a doença, número alto se comparado a todo o ano de 2016 onde foram realizadas 30.880 imunizações.

A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. (Reprodução)

A vacina contra a febre amarela é seletiva, de acordo com o calendário vacinal, por isso é importante que as pessoas estejam munidas da caderneta de vacinação. Kátia Ferraz, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, salienta “as pessoas que foram vacinadas não precisa desespero em se dirigir as unidades para receber a vacina, pois já possuem anticorpos no organismo”.
Semanalmente são distribuídas entre 20 a 50 doses de vacina para cada unidade de saúde, de acordo com a demanda individual dessas. Devido a alta procura algumas unidades podem já estar sem a vacina, a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Kátia Ferraz explica que “no momento as vacinas já acabaram, a Secretaria está aguardando a chegada de novos lotes que devem ser enviados de Salvador”.

A doença da febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e a prevenção é feita através da vacinação contra a doença. (Secom PMFS)