A campanha de vacinação contra o vírus H1N1, transmissor da gripe Influenza, vai ser antecipada em Feira de Santana e começa a partir da próxima segunda-feira, 18, em todas as unidades de saúde da rede pública municipal. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar mais de 127 mil pessoas selecionadas por grupos prioritários.
Para realizar a campanha, promovida anualmente, profissionais de saúde da rede pública municipal estão sendo capacitados, desde terça-feira, 12, até esta quinta-feira, 14, no Auditório João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.
Vacina_Gripe_Suina-H1N1
O vírus H1N1 é transmissor da gripe Influenza. (Reprodução)

Durante o treinamento, o infectologista Dênio Barros, da Secretaria de Saúde, abordou sobre os sintomas, complicações e tratamento da doença. Tirou dúvidas dos profissionais da saúde pública e orientações de cuidados para lidar com casos suspeitos. Ele alertou para os profissionais não confundirem os sintomas com os de outras doenças, principalmente o da pneumonia. E informou que a vacinação é padrão para os adultos.

Deverão ser imunizados idosos a partir dos 60 anos, crianças a partir dos seis meses e menos de 5 anos, grávidas, profissionais de saúde, presidiários e portadores de doenças crônicas. A vacina que será ministrada gratuitamente na rede pública é a tetravalente, que alcança três tipos de vírus. Já a disponível na rede privada é a quadrivalente, ao custo de R$ 100,00.
Coordenadora do programa de imunização, Kátia Ferraz, explica que a vacinação estará disponível nas unidades de saúde da rede municipal de Feira de Santana, a partir da próxima segunda-feira, 18, até o dia 22 de maio. Na Bahia, o vírus H1N1 já matou três pessoas este ano, mas em Feira de Santana não tem nenhum registro. Fonte: Secom PMFS