O Hospital Inácia Pinto dos Santos – O Hospital da Mulher é um dos mais importantes de Feira de Santana e região. Construído no segundo governo do saudoso prefeito Colbert Martins da Silva, esta semana o Hospital da Mulher completa 24 anos de sua fundação.  O esquipamento municipal está localizado no bairro Jardim Cruzeiro e é inteiramente dedicado à obstetrícia, neonatologia e pediatria clínica.

Com cerca de 400 funcionários, atualmente o Hospital da Mulher é mantido e administrado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Para comemorar o aniversário, a prefeitura emitiu nota avisando que irá acontecer uma “confraternização entre os funcionários e colaboradores, marcada por um café da manhã, nessa sexta-feira (24), véspera oficial da fundação”.

Fachada do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
Fachada do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

Ainda que “durante o evento também serão prestadas homenagens aos funcionários mais antigos do hospital municipal e exposição de painel com fotos”. Na segunda-feira (18) passada, a Fundação Hospitalar divulgou os números de atendimentos durante todo o ano de 2015. Segundo os dados divulgados, foram 21 mil atendimentos em 2015 contra 18 mil no ano anterior. Portanto, três mil a mais do que em 2014.

Apesar do número de atendimentos realizados pelo Hospital da Mulher parecer grande, a enorme procura de mulheres grávidas que moram em Feira de Santana e outros municípios da região para terem seus partos realizados no hospital é maior. Por isso, muitas vezes a unidade hospitalar municipal “fecha as portas” para novas pacientes que chegam buscando atendimento, sendo obrigadas a procurar outros hospitais públicos e, não raro, muitas acabam parindo na frente do Hospital da Mulher.

Jamil Souza