Quem precisou utilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana através do número telefônico 192 encontrou dificuldades. O serviço que é prestado pela operadora Oi foi suspenso na manhã desta terça-feira (20).

A prefeitura de Feira de Santana emitiu duas notas em menos de uma hora tratando da interrupção do atendimento através do 192. Na primeira nota a prefeitura informou que o atendimento seria feito temporariamente através do 3625-7201. E, em menos de uma hora, emitiu outra nota informando do solucionamento do problema técnico que tirou o serviço do ar novamente na manhã de hoje.

As falhas no atendimento telefônico por meio do 192 aconteceram também em outras ocasiões. No final de semana passado, o sistema ficou sem funcionar por quase 14 horas. As ligações foram interrompidas entre as 19:40hs do sábado e serviço somente voltou a normalidade às 9hs do domingo. A nossa redação entrou em contrato com o SAMU através do 192 no final da manhã de hoje e confirmamos que número está de fato funcionando.

De acordo com informações da prefeitura, o SAMU atende, em média, 200 chamadas por dia em Feira de Santana. As ocorrências têm as origens mais variadas, que vão de acidentes de motocicletas a ataques cardíacos.

Por conta da demora em realizar os atendimentos, o SAMU tem continuadamente recebido críticas da comunidade. Vale lembrar que o órgão também sofre um grande número de trotes que dificultam o atendimento.

Jamil Souza