A dívida pode superar R$ 10 milhões, conforme cálculo da associação dos hospitais baianos.
A partir de hoje (29), clínicas e hospitais particulares voltam a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador (BA). O atendimento estava suspenso desde o dia 21 porque o município não repassa os pagamentos para as prestadoras desde janeiro.

As clínicas decidiram retomar o atendimento após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o governo local, que se comprometeu a repassar os valores devidos dos últimos três meses. A parcela de janeiro será paga até 11 de abril. As demais, de fevereiro e março, até a metade do ano, segundo a Secretaria da Saúde de Salvador. A dívida pode superar R$ 10 milhões, conforme cálculo da associação dos hospitais baianos.

O atraso, segundo a secretaria, é devido a mudanças no sistema de pagamento da prefeitura, que impede repasses para instituições sem contratos formais. “Em 2006, por conta da municipalização dos serviços, a administração herdou automaticamente os contratos gerenciados pelo Estado, sem que fossem formalizados”, diz nota do órgão.

Na capital baiana, 193 clínicas e hospitais conveniados ao SUS oferecem exames e cirurgias de ortopedia, oftalmologia e fisioterapia, além de mamografias e raio X. Quase 20 mil pacientes são atendidos por dia.

O vice-presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia, Ricardo Costa, disse que as cirurgias e consultas não realizadas nos nove dias de suspensão serão reagendadas. A previsão é normalizar os serviços até a próxima terça-feira (3).

Agência Brasil