Vídeo mostra trabalhadores ambulantes protestando contra prefeitura e queimando pneus no Rio Vermelho, em Salvador. (Foto Montagem Jamil Souza/ BBG)

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o protesto de trabalhadores ambulantes no Rio Vermelho, em Salvador, contra a prefeitura na gestão de ACM Neto (DEM). Na manifestação, ocorrida na noite desta sexta-feira (17), os trabalhadores queimaram pneus outros objetivos para interditar o trânsito e chamar a atenção para sua situação. Eles exigem o direito de trabalhar, reclamam da ação violenta da Guarda Municipal de Salvador e denunciam estar sendo vítimas de discriminação por serem vendedores ambulantes.

O vídeo foi compartilhado por Alexandre Marinho. Nele os ambulantes reclamam de terem seus produtos levados pelo rapa da Prefeitura de Salvador e da violência sofrida. Dizem que tentam e não conseguem adquirir autorização para comercialização de seus produtos.

“Queremos trabalhar” gritavam os manifestantes. “A gente não pode colocar um isopor pra poder vender uma água mineral, pra trabalhar, porque o rapa agride a gente aqui”, reclamam.

Os vendedores ambulantes também reclamaram de violência sofrida por homens da Guarda Municipal de Salvador. “Os guardas municipais agora se acham polícia e batendo”, diz uma enquanto outra manifestante grita: “Dá tapa na cara da gente”.

No final do vídeo, uma trabalhadora ambulante resume o sentimento de todos, dizendo: “Nós não somos ladrões, a gente só quer o direito de trabalhar”.

Ela ainda se queixa de discriminação. “nós estamos sendo maltratados, nós estamos sendo discriminados por sermos ambulantes”, denuncia.

O vídeo também mostra o momento em que a polícia militar chega ao local para negociar a liberação do trânsito. Os manifestantes prometem realizar outros protestos no local.

Confiram o vídeo abaixo.