Um mutirão sem filas e quase sem espera. Assim funciona o serviço prestado, nesta semana, para famílias de crianças com microcefalia, em Salvador, no Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência (Cepred), da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

A diretora do Cepred, Normélia Quinto, explica que as famílias têm atendimento gratuito, para testes de audição em crianças com a malformação. Um desses testes é o Bera (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), que avalia o funcionamento do nervo auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. A partir do resultado é possível avaliar se o bebê tem perda auditiva ou tumores do nervo auditivo. Outro exame, o OEA (Otoemissão Acústica Evocada), também verifica a perda auditiva por meio de sonda colocada na orelha do bebê. O aparelho capta se existem respostas sonoras produzidas pela cóclea (parte do ouvido) da criança.

O pai e a avó de Mariana vieram de Jacobina com a bebê para testes de audição agendados na Cepred, em Salvador. (Foto: Sayonara Moreno/ Agência Brasil)
O pai e a avó de Mariana vieram de Jacobina com a bebê para testes de audição agendados na Cepred, em Salvador. (Foto: Sayonara Moreno/ Agência Brasil)

Na unidade, em Salvador, famílias da capital, da região metropolitana e também do interior são atendidas, mas precisam agendar os horários, para que não aguardem muito tempo, já que os bebês precisam realizar o exeme enquanto dormem.

“Não queríamos filas, com crianças irritadas na espera. Temos dez crianças hoje pela manhã. Mais dez à tarde. O mesmo para o resto da semana. A gente não quer nada tumultuado, mas queremos garantir um bom resultado e estamos tendo”, disse Normélia. “Caso tenham [problema auditivo] serão encaminhadas para tratamento e, daqui a seis, meses vamos repetir os exames”, completou. Leia mais na Agência Brasil