A programação do evento comemorativo do aniversário de Salvador, que acontece entre os próximos dias 23 e 30, inclui, além dos shows já divulgados, manifestações  artísticas  como teatro, literatura, cinema, dança e uma exposição.

Será a primeira vez, por exemplo, que o elenco de A Bofetada vai realizar um espetáculo ao ar livre. A apresentação gratuita está agendado para as 19h  do dia 27, na Barra. Dentro do mesmo gênero, o público conferirá a estreia da peça  Compadre de Ogum e a apresentação de Antígona. A primeira acontece na Igreja de Santana, no Rio Vermelho, no dia 24, e a segunda, nos dias 23 e 24, no museu Rodin, na Graça.

Salvador: Elevador Lacerda e a vista para o Mercado Modelo e a Baia de Todos os Santos. (Foto: Jamil-Souza)
Salvador: Elevador Lacerda e a vista para o Mercado Modelo e a Baia de Todos os Santos. (Foto: Jamil Souza)

No entanto, quem abre a festa, de fato, é a banda Alavontê, que desfila em um minitrio e dá uma volta no  Dique do Tororó, a partir das 10h do dia 23. No mesmo dia, Tio Paulinho e outras atrações se apresentam pelo projeto Ruas de Lazer, na Barra.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Cultura Guilherme Bellintanni, adiantou a programação completa dos shows.  Bell Marques, Cheiro de Amor, Saulo, Durval Lelys, Luiz Caldas, Moraes Moreira, Léo Santana, Oito7nove4 e Adão Negro são alguns dos nomes confirmados. As apresentações acontecem em palcos montados na Praça Cairu, no Dique do Tororó e em Cajazeiras (confira ao lado).

No sábado (29), uma alvorada de fogos  em 10 pontos da cidade, saúda os 465 anos de Salvador, às 6h.

Conforme a Secretaria de  Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Setur), o   evento, contará com um investimento de R$ 1 milhão e será  financiado pelo saldo  positivo do montante investido pelas cervejarias no Carnaval.

Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos, a festa tem como objetivo especial  criar um calendário de atrações fixas que se estenda para além do Carnaval e atraia o turismo em outras datas do ano. “Salvador precisa tirar um pouco o foco do Carnaval, se tornar atrativa o ano todo”, afirmou o gestor.

Arte de rua

As apresentações do Festival da Cidade não se limitarão aos palcos montados nos bairros. Nas estações de transbordo, comediantes como Psit Mota levam humor a passageiros de ônibus, por meio do projeto Stund up Comedy. O projeto Poesia em Trânsito também volta a ser realizado, entre os dias 23 e 30.

No Mercado Modelo, cordelistas se apresentam diariamente em barracas, às 12h. As apresentações continuarão, após os festejos em comemoração ao aniversário.

A ocasião também dará espaço ao lançamento de selo literário, programado para o dia 26  na Academia de Letras da Bahia, às 16h. Escritores poderão contar com apoio para a publicação de livros, sejam eles de poesia, crônica, literatura romântica ou literatura dramática. “O selo, que vai se chamar João Ubaldo Ribeiro, é pioneiro e vai contemplar a publicação de cinco livros por ano”, diz.

Confira programação completa:

Domingo (23/03): Banda Alavontê (Minitrio). Local: Dique do Tororó. Horário: 10h

Sexta (28/03): Saulo, Moraes Moreira e Luiz Caldas. Local: Praça Cairu.  Em Cajazeiras, as bandas Oito7nove4 e Léo Santana se apresentam no mesmo dia;

Sábado (29/03): Gravação do DVD da banda Cheiro de Amor em palco flutuante. Local: Dique do Tororó. Em Cajazeiras se apresentam Adão Negro, Cascadura e Marcelo Nova;

Domingo (30/03): Canela Fina (infantil) e Vitrola Baiana  se apresentam no Dique do Tororó. Na Praça Cairu,  Malê Debalê (17h30), Durval Lelys (18h30) e Bell Marques (20h30).

A Tarde – Leia mais em Aniversário de Salvador terá festa em três bairros