Com a morte de um dos presidiários que saíram feridos com o fim da rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana (Ba), o número de vítimas fatais sobe para nove. O preso saiu ainda com vida e foi internado em estado grave, mas, não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 14hs desta segunda-feira (25).

A rebelião que terminou por volta das 10hs da manhã de hoje (25), teve início na tarde de domingo (24), dia de visitas de familiares dos detentos. Durante as mais de 15 horas de tensão e medo, oito presos foram mortos e um deles foi decapitado. Mais de 50 pessoas, incluindo mulheres e sete crianças foram mantidas reféns e ficaram com o destino incerto.

Segundo informações da polícia, a rebelião foi motivada pela disputa de facções criminosas rivais e teria sido iniciada com ordens de bandidos de fora da prisão. Uma briga que ocorreu no Pavilhão 10 teria sido o estopim.

Cadáveres amontoados e presos rebelados se movimentado no Pavilhão 10 do presídio de Feira de Santana. (Fotos: Joilton Freitas via WhatsApp)
Cadáveres amontoados e presos rebelados se movimentado no Pavilhão 10 do presídio de Feira de Santana. (Fotos: Joilton Freitas via WhatsApp)

Entre os presos foram encontradas armas de fogo e além de muitas facas e facões. Superlotado, o Conjunto Penal de Feira de Santana tem capacidade para 644 detentos, mas abriga 1.467, sendo 1.104 presos provisórios, homens e mulheres.

Em entrevista logo após o final da rebelião, o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana disse que a rebelião “foi um incidente” e que armas de fogo entram em todos os presídios do Brasil e do mundo.

Jamil Souza