O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro passou mal e morreu aos 73 anos, na madrugada desta sexta-feira (18), vítima de uma embolia pulmonar. Filho mais famoso da Ilha de Itaparica, João nasceu em 1941 e sempre falou com carinho do sua terra. Um dos mais importantes escritores brasileiros, João Ubaldo era reconhecido por colegas como um dos grandes da Língua Portuguesa. Ele era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1993. O escritor faleceu , em sua casa, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

João Ubaldo deixa a viúva Berenice Ribeiro e quatro filhos: Bento, Francisca, Manuela e Emília. A ABL decretou luto oficial por três dias. O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou que a bandeira da academia seja hasteada a meio mastro. A ex-presidenta da ABL Nélida Piñon disse que a morte de João Ubaldo Ribeiro não é uma perda somente para a literatura brasileira, mas também para a língua portuguesa. A escritora ressaltou que João Ubaldo faz parte do grupo de notáveis do Brasil.

O escritor, jornalista e acadêmico João Ubaldo Ribeiro foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Escreveu os romances Sargento GetúlioO Sorriso do LagartoA Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro, que chegou a ser tema de samba-enredo da Escola de Samba Império da Tijuca, no carnaval de 1987, no Rio de Janeiro.

a ex-presidenta da ABL Nélida Piñon disse: "A morte de João Ubaldo Ribeiro não é uma perda somente para a literatura brasileira, mas também para a língua portuguesa." (Foto: Montagem BBG)
“A morte de João Ubaldo Ribeiro não é uma perda somente para a literatura brasileira, mas também para a língua portuguesa.”, disse Nélida Piñon, ex-presidente da ABL. (Foto: Montagem BBG)

Nascido em Itaparica (BA), com 2 meses de idade, a família mudou-se para Aracaju, onde passou parte da infância. Seu pai, Manuel Ribeiro, advogado de renome na capital baiana, e também professor, não admitia a ideia de ter um filho analfabeto e, em 1947, contratou um professor para dar aulas particulares.

João Ubaldo estreou no jornalismo em 1957, trabalhando como repórter no Jornal da Bahia. Depois transferiu-se para a Tribuna da Bahia, onde chegaria a exercer o posto de editor-chefe. Juntamente com Glauber Rocha, editou revistas, jornais culturais e participou do movimento estudantil em 1958.

Em 1964, João Ubaldo parte para os Estados Unidos após conseguir uma bolsa de estudos da embaixada norte-americana, para fazer mestrado em ciência política na Universidade da Califórnia do Sul.

O escritor tinha uma coluna nos jornais O Globo, além de colaborar com periódicos da Alemanha, Portugal, O Estado de S. Paulo e A Tarde. (Agência Brasil). Jamil Souza com informações da Agência Brasil.