O papa Francisco já está no Brasil. Para assistir à passagem do papa ao longo das ruas e avenidas do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (22), fiéis de várias partes do país e peregrinos de várias nacionalidades se aglomeravam enquanto aguardavam o líder da Igreja Católica. Após o cortejo em que desfilou de papa móvel, o papa participou da cerimônia de boas-vindas, no Palácio Guanabara. Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, ele ouviu os hinos do Vaticano e do Brasil.

Presidenta Dilma Rousseff e o Papa Francisco (imagem do Google)
Presidenta Dilma Rousseff e o Papa Francisco (imagem do Google)

O papa chegou à sede do governo fluminense, depois de desfilar de papamóvel pelas ruas do centro do Rio, onde recebeu o aceno de milhares de pessoas. Após o desfile, Francisco seguiu para o 3º Comando Aéreo, onde embarcou em um helicóptero até o campo do Fluminense, que fica ao lado do Palácio Guanabara.

Por medida de segurança, foi aberta uma passagem lateral do clube para o palácio. Na sede do governo, o papa foi recebido pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ainda no palácio, Francisco se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff.

Durante discurso, o Papa Francisco ressaltou a importância do Brasil para a Igreja Católica, já a presidenta Dilma pediu apoio de Roma para reduzir a desigualdade, a pobreza e a fome no mundo. Enquanto isso, na porta do Palácio, houveram várias manifestações. Os manifestantes protestaram pelo Estado Laico, queimaram um boneco do governador do Rio e promovem beijaço gay.

Quando o papa desfilava a bordo do papamóvel no centro do Rio, milhares de pessoas em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia, aguardavam a passagem de Franciico. Muitos fiéis de várias partes do país e peregrinos de várias nacionalidades se aglomeravam ao longo da Avenida Rio Branco para assistir à passagem do papa.

Na esquina com a Rua Evaristo da Veiga, Solange Cavalcante de Avellar, de 59 anos de idade, que sofre de câncer pedia há  dias aos parentes para que a levassem para ver o papa. Ela estava em uma cadeira de rodas e com tubo de oxigênio no nariz. “Tenho muita fé. Vim receber a bênção do papa e quero ser curada”, disse.  (Jamil Souza com informações da AB)