No passado, por conta do ar puro e condições climáticas favoráveis, Feira de Santana era considerada ideal para a cura de pessoas com problemas respiratórios e outros males do tipo. Hoje, no entanto, a cidade que é uma das maiores de todo Norte e Nordeste, sofre com a poluição dos carros e das indústrias. Para 2020, de acordo com a Prefeitura, um planejamento de ações para melhoria da qualidade do ar é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Para isso acontecer, uma licitação, marcada para o dia 17 de janeiro, visa a contratação de empresa especializada para fazer o monitoramento do ar do município. Serão monitorados oito pontos da cidade durante seis meses. O último levantamento realizado, há cinco anos, investigou apenas dois pontos – bairro Aviário e Tomba/Feira X. Desta vez, com maior abrangência, o levantamento tem como objetivo adequar a cidade na Lei Municipal 120/2018, que trata da atualização do Plano Diretor.

Combate à Poluição

Segundo o secretário da pasta, Arcênio Oliveira, esse monitoramento vai servir como base para ações de combate à poluição e também fazer um comparativo com o levantamento passado. Ele também afirmou que é compromisso do governo do prefeito Colbert Martins Filho com o meio ambiente. O monitoramento atende ao que é proposto no Plano Diretor, sancionado pelo prefeito, no que diz respeito ao Plano de Controle de Poluição Veicular e Normas e Padrões de Qualidade Ambiental.

As áreas que serão monitoradas incluem os dois pontos antes investigados e que concentram a maioria das indústrias da cidade – BR 324, no bairro Aviário e o bairro Tomba. Um dos locais mais importantes desse novo levantamento será o centro da cidade, na confluência entre a avenida Getúlio Vargas e a avenida Senhor dos Passos.

Também terão estações de monitoramento o bairro Cidade Nova; bairro Nova Esperança, onde ficam localizados os aterros sanitários; a avenida Noíde Cerqueira, nas proximidades da Lagoa Salgda; KM 13; e a Lagoa Grande.