Apesar da mudança na direção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) algumas ações em defesa de possíveis Áreas de Preservação Permanente (APP) prosseguem em Feira de Santana. Desta vez, a Semmam suspendeu uma obra de terraplanagem em terreno localizado às margens da BR 324, sentido Salvador-Feira, região do bairro Santa Mônica, por suspeita de que se trate de uma APP.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Feira, “será feito um estudo hidro-geológico no local, para apurar se ali se trata de nascente da Lagoa Subaé.”

Secretaria de Meio Ambiente interdita obra em área de nascente em Feira de Santana. (Fotos: Secom / Washington Nery)
Mês passado, a Secretaria de Meio Ambiente também interditou uma obra em área de nascente. (Fotos: Secom / Washington Nery)

O novo secretário Maurício Carvalho, que assumiu recentemente substituindo o advogado Roberto Tourinho que deixou o cargo para empenhar-se pelo retorno à Câmara Municipal, agiu por recomendação de uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local analisando o caso. O coordenador do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em Feira de Santana, Messias Gonzaga, também participou da visita.

No mês passado, ainda sob o comando de Tourinho, a Semmam interditou uma obra em área de nascente em Feira de Santana. De acordo com a secretaria, a obra interditada ameaçava uma importante nascente que é considerada afluente do Rio Jacuípe.

A decisão final quanto a se a obra prossegue ou será suspensa em definitivo somente será tomada depois de uma análise hidro-geológica. De acordo com a Secom, “o novo estudo será acompanhado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, que terão de respalda-lo, para que tenha validade”.

Jamil Souza