Tocha Olímpica é levada pelas ruas do centro histórico de Salvador. (Foto: Sayonara Moreno /Agência Brasil )

Na Bahia desde a última quinta-feira (19), a Tocha Olímpica chegou a Salvador ontem, (terça-feira, 24) depois de passar por 18 cidades do estado. Na capital baiana o trajeto do símbolo olímpico começou no Pelourinho e durante o percurso foi palco para protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). Hoje (25) será a vez de Feira de Santana receber a Tocha Olímpica.

Com um céu nublado e sob uma chuva fina a Tocha chegou, nessa terça-feira (24), no Centro Histórico e foi comemorada com o som dos tambores do Olodum. Foi o nadador paralímpico baiano Marcelo Collet que acendeu a chama da tocha pela primeira vez na capital da Bahia.

“É muito gratificante poder conduzir essa energia, que é espírito de luta, de amizade. É a mesma emoção de ter atravessado o Canal da Mancha, estou arrepiado por poder estar levando essa energia. A Bahia é uma terra fantástica, que acolhe todos os atletas de uma maneira digna, e estou muito feliz em poder representar esses atletas, a Bahia e o Brasil, tanto nos jogos olímpicos quanto nos paralímpicos”, comemorou Marcelo, que ficou com movimentos limitados do joelho esquerdo para baixo após ser atropelado, ao 17 anos.

Protesto contra o governo Temer

Após percorrer as ruas do centro histórico e passar pelo Largo do Terreiro de Jesus, a tocha chegou à Praça Municipal. E foi em frente à sede da prefeitura de Salvador que manifestantes fizeram um protesto com faixas e cartazes contra o presidente da República interno Michel Temer (PMDB).

“A gente tem que lutar pela democracia, estamos vivendo numa época em que ela não existe mais. Tenho 40 anos e jamais imaginei estar vivendo esse momento”, disse o funcionário público Jaques Lima, que participou da manifestação.

Caminhos da Tocha na Bahia

O percurso total da Tocha Olímpica em Salvador foi de 35 quilômetros, divididos entre 153 condutores, entre atletas, artistas, estudantes, servidores públicos e representantes de movimentos sociais. A festa dos soteropolitanos para a Tocha terminou com um show de Daniela Mercury.

Tocha Olímpica é levada pelas ruas do centro histórico de Salvador. (Foto: Sayonara Moreno /Agência Brasil )
Tocha Olímpica é levada pelas ruas do centro histórico de Salvador. (Fotos: Sayonara Moreno /Agência Brasil )

Antes de chegar à Bahia no dia 19, a Tocha passou pelo Espirito Santo. Depois de Salvador ela seguirá, nesta quarta-feira (25), para Feira de Santana e mais seis municípios baianos. Na sexta-feira (27), a tocha vai ao estado de Pernambuco e volta à Bahia, até Paulo Afonso, e encerra o trajeto no estado, de onde seguirá para Sergipe. As informações são da Agência Brasil e edição de Jamil Souza