A tradição da camisa celeste uruguaia, duas vezes campeã do mundo e quarto lugar na África do Sul, em 2010, sucumbiu neste sábado (14) diante da Costa Rica. Na estreia das duas seleções na Copa, no Estádio Castelão, em Fortaleza, os costa-riquenhos conseguiram a primeira vitória sobre o Uruguai, com o placar de 3×1. Até então, as duas seleções haviam se enfrentado em oito ocasiões, sendo seis vitórias uruguaias e dois empates.

Os uruguaios saíram na frente, com um gol de pênalti convertido por Cavani, aos 21 minutos do primeiro tempo. Apesar de a superioridade no placar, a seleção uruguaia não conseguiu se impor e os costa-riquenhos equilibraram o jogo, com destaque para o atacante Campbell, melhor em campo. Campbell empatou aos oito minutos do segundo tempo e aos 38 minutos, no primeiro toque que deu na bola, Ureña ampliou para a Costa Rica.

Apenas quatro minutos depois, a primeira zebra da Copa do Mundo da Fifa no Brasil começou a se formar quando o zagueiro Duarte, de cabeça, depois de cobrança de falta, virou o jogo para a Costa Rica. A tristeza do uruguaios se confirmou quando aos 38 minutos, no primeiro toque que deu na bola, Ureña ampliou o placar. Depois de um belo passe de Campbell, o camisa 21 costa-riquenho deu um toque sutil na saída do goleiro uruguaio.

A Costa Rica não somente surpreendeu, como faturou o primeiro lugar no Grupo D, o famoso “grupo da morte”. Como a Itália venceu a Inglaterra por um placar de apenas 2×1 no jogo realizado às 19h na Arena Amazônia, em Manaus, a Costa Rica termina como a primeira do grupo que é um dos mais duros da Copa. Agora, o jogo da morte vai ser entre o Uruguai e a Inglaterra.

Jamil Souza com informes da AB