A presidenta Dilma Rousseff disse que o Programa Brasil Voluntário, que vai selecionar interessados em auxiliar a estrutura da Copa do Mundo, reabriu nesta terça-feira (14) as inscrições. O cadastro para treinamento e seleção dos candidatos está disponível até 6 de março no site do programa.

Uma das maiores polêmicas do projeto é a discussão sobre a meia-entrada para estudantes e idosos, que acabou virando uma nova categoria de ingressos, ao custo de R$ 50.
O treinamento dos voluntário da Copa do Mundo no Brasil será feito pela Universidade de Brasília, UnB.

Por meio de sua conta no Twitter, a presidenta disse que o Brasil Voluntário vai ajudar torcedores e turistas em aeroportos, entornos dos estádios e eventos públicos. Dilma também lembrou que quem quiser se inscrever para as 1.500 vagas precisa ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados.

A participação dos aprovados no programa se dará também em áreas de mobilidade urbana, como terminais de ônibus e estações de metrô, e nos centros abertos de mídia. O treinamento será feito pela Universidade de Brasília e os selecionados terão direito, durante a prestação do trabalho voluntário, a uniforme, transporte, alimentação e seguro de vida, correspondentes aos dias de atuação nas cidades-sede.

Caso o voluntário more em outra cidade, ele deve arcar com os custos de transporte e hospedagem durante a atuação no programa. Os jogos ocorrerão de 12 de junho a 13 de julho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, do Recife, Rio de Janeiro, de Salvador e São Paulo.

Agência Brasil