Nos dias 16 e 17 de outubro são celebrados os dias Mundial da Alimentação e Internacional da Erradicação da Pobreza, respectivamente. Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que o Brasil tem capacidade e condições de atingir a meta de erradicar a pobreza até 2030. Em 2013, o país saiu do Mapa da Fome da FAO, documento que revela que menos de 5% da população ainda vive na pobreza extrema.

Segundo o assistente do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, a agricultura pode ajudar o Brasil a cumprir a meta, mesmo com a crise econômica. “A capacidade que o Brasil tem de aumentar sua produção, dar emprego e melhorar as atividades econômicas na agricultura é muito grande”, disse Chianca.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar dos avanços, quase 800 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo.

A seguir, entrevista com o assistente da FAO no Brasil:

Como a FAO avalia as ações tomadas pelo Brasil para erradicar a fome e a pobreza?

Anualmente, fazemos a análise de todos os países. A queda do Brasil é constante desde a década dec90 e se acentuou muito nos anos 2000, até 2014, quando ficou abaixo da linha da fome. Uma das causas é a alimentação escolar, que é um fator muito importante para as crianças e jovens, porque complementa a alimentação da casa. Tamb[em é relevante o aumento do salário mínimo e a política de se chegar a um salário minino maior, ano a ano, além dos programas sociais de renda, como Bolsa Família. Isso tudo acelerou a diminuição da fome no Brasil. Leia mais na Agência Brasil