O orçamento do Governo Municipal de Feira de Santana para o exercício de 2016 deve atingir a marca de R$ 1.092.546.255,00, a ser investido nas diversas áreas de serviços públicos voltados para as necessidades da população. A meta está sendo prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhada pelo Executivo para apreciação da Câmara Municipal.

Conforme o assessor de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Luiz Ivan dos Santos Silva, o Projeto de Lei de nº 015/2015, que trata sobre as diretrizes orçamentárias, é uma projeção dentro da programação estimada seguindo a tendência dos anos anteriores em função das diretrizes da economia brasileira.

A LDO foi elaborada tendo como base anseios e prioridades definidas pela população feirense durante audiências públicas realizadas nas regiões administrativas do município, priorizando investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, dentre outros.

De olho no dinheiro público. (Reprodução)
De olho no dinheiro público. (Reprodução)

Luiz Ivan explica sobre a elaboração da LDO. “As receitas e despesas foram projetadas de acordo com o cenário macroeconômico evidenciado por dados do Ministério do Planejamento e Seplan da Bahia, além de dados do IBGE, análises do PIB Brasil e Bahia e a inflação medida pelo IPCA”, frisa.

Dentre as metas e prioridades para o exercício de 2016 estão previstos investimentos na área habitacional, política de assistência social, acesso da população à saúde, implementação de programas de saúde bucal e da família, expansão de UPAs, ações voltadas para a redução do índice de violência, implementação de serviços de inclusão produtiva, investimentos na área ambiental e ainda investimentos na área de transporte público coletivo, além de investimentos maciços na educação e saúde. (Secom/PMFS)