Cerca de 1,5 mil catadores de latinhas e outros materiais recicláveis estão trabalhando com segurança e garantindo um preço melhor por sua produção durante o Carnaval de Salvador. Por meio do Projeto Eco Folia Solidária, os trabalhadores têm garantida a venda da coleta por um preço justo, evitando atravessadores. Os catadores também recebem o kit-catador, que inclui dois conjuntos de farda, um par de luvas, botas e um protetor auricular, além de três refeições diárias.

A iniciativa do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), executado pela Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), tem o patrocínio de cerca de R$ 900 mil do Governo do Estado, por meio do programa Vida Melhor Urbano, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e do apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O projeto conta com centrais de coleta no Politeama, na Barra, na Ladeira da Montanha e no 2 de Julho, cada uma equipada com computadores, balanças e prensas, oferecendo condições adequadas para o recebimento dos recicláveis e atendimento aos catadores. Os materiais recicláveis são triados, prensados e armazenados. Entre a noite de quinta-feira (12) e o domingo (15), foram coletados 40 toneladas de materiais recicláveis.

No ano passado, foram recolhidos mais de 70 toneladas de resíduos sólidos e líquidos, e foram beneficiados 1.104 catadores. A meta de 2015 é coletar 73 toneladas de resíduos, para evitar que os mesmos acabem indo para mares, rios e córregos, preservando assim o meio ambiente. (Secom/Ba)