A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (4) a lista dos municípios onde chamadas locais de fixo para fixo realizadas em orelhões da Oi serão gratuitas. Na lista, também há os dados sobre a vistoria e o reparo dos orelhões da companhia telefônica.

A medida atenderá 2.020 municípios, sendo que em 1.724 municípios – dos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Maranhão, Pará, da Paraíba, do Paraná e de Sergipe – os orelhões apresentaram os piores índices de qualidade. Salvador e Feira de Santana estão na lista da Anatel dos municípios da Bahia que serão contemplados.

A gratuidade das ligações foi definida após a Oi não cumprir totalmente as metas do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público e a meta de quatro orelhões para cada grupo de mil habitantes por município. A Anatel exigiu um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhorias no sistema de supervisão.

De acordo com a agência reguladora, os municípios em que foram constatados problemas de qualidade nos orelhões da Oi terão ligações gratuitas até o dia 30 de outubro, prazo que pode se estender caso o problema não seja resolvido. Os municípios com problemas de quantidade de orelhões por habitante terão ligações gratuitas até o dia 31 de dezembro ou até o problema ser resolvido.

Na Bahia, além de Salvador e Feira de Santana, alguns dos outros municípios que terão os orelhões da Oi com chamadas gratuita são Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, Serrinha, São Gonçalo dos Campos, dentre outros. Lembrando que serão gratuitas as chamadas locais de fixo para fixo.

lista completa pode ser conferida no site da Anatel.

Agência Brasil