O Professor Milton Santo foi um respeitado geógrafo brasileiro. Apesar de ter se graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

Formar uma rede de secretarias estaduais e entidades da sociedade civil para a realização de pesquisas e debates sobre as desigualdades socioeconômicas no estado, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas. Com este objetivo o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) criou sua segunda Câmara Temática, que, devido ao seu foco de análise e, ainda, em homenagem a um dos maiores intelectuais baianos, foi denominada ‘Observatório Milton Santos da Equidade Social da Bahia’. A instalação ocorrerá no próximo dia 10 de maio, a partir das 8h30 na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

“Após a instalação, teremos uma etapa de planejamento estratégico para definir os primeiros temas a serem abordados, o cronograma de atividades e a composição do Observatório”, explica o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares. “Nenhuma política pública isolada tem a capacidade de resolver todos os problemas. O trabalho do Observatório Milton Santos será cruzar as informações e resultados dos programas governamentais, reconhecendo as iniciativas de combate às desigualdades, e indicar novas iniciativas”, ressaltou.

A criação do Observatório Milton Santos tem inspiração no Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. “Estamos nos alinhando aos bons exemplos do conselho nacional, que nos últimos anos tem contribuído amplamente com o governo federal com a elaboração e disponibilização de importantes conhecimentos para o enfrentamento das desigualdades no país”, afirma o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, que também é o secretário executivo do Codes.