Armandinho e Aroldo Macedo, Betinho Barreto, Morotó Slim, Fred Menendez e Júlio Caldas fazem homenagem a Guitarra Baiana

A folia no Circuito Batatinha, no Pelourinho, foi aberta na noite desta quinta-feira (16) com um show em homenagem à guitarra baiana, realizado no palco principal, montado em frente à Casa de Jorge Amado, pelos artistas Armandinho, Aroldo Macedo, Júlio Caldas, Fred Menendez, Retrofoguetes e Baiana System.

Este ano, a festa é marcada por uma programação temática, com shows diários voltados para determinados ritmos. Nesta sexta (17), o homenageado será a percussão, seguido das orquestras (sábado), samba (domingo), reggae (segunda) e forró (terça), com as apresentações sempre no largo do Pelô.

De acordo com o secretário da Cultura, Albino Rubim, o Governo do Estado tem o compromisso de manter as tradições e estimular a diversidade na festa no Pelourinho. Por isso, “além das bandinhas que circulam, das atrações dos largos e praças, introduzimos a ideia das noites temáticas, que trazem atrações distintas e dá exatamente esse caráter de diversidade”.

Haverá ainda shows nas praças Teresa Batista, Pedro Arcanjo, Quincas Berro d’Água e das Artes, reunindo artistas dos mais diversos ritmos – do samba de roda ao rock. O Carnaval do Pelourinho dedicará as tardes, na Praça das Artes, sempre às 16h, aos bailes infantis. A programação completa está no site do Carnaval.

Acesso facilitado 

Os interessados em curtir a festa no Pelourinho contam com toda a infraestrutura para acesso e estacionamento. São mil vagas de estacionamentos privados, três em zonas azuis da prefeitura, 32 ruas e sete avenidas para acesso imediato, além de três importantes terminais de transbordo e 96 linhas de ônibus para todos os bairros.

O Carnaval do Centro Histórico é organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI). A diretora-geral da entidade, Arany Santana, disse que a estrutura foi toda pensada para dar conforto e segurança ao folião.

“O Pelourinho é como uma cidade de médio porte do interior da Bahia ou do Nordeste do Brasil, que preserva as suas tradições. É um espaço especial, tombado, um cenário perfeito para um Carnaval com características peculiares. Temos o desfile de bandas, bandinhas, bandões, bonecos, teatro de rua, animadores. São mais de 250 horas de espetáculos por dia. Tem atração para todos os povos, todas as tribos e matizes. É por isso que todo mundo converge pra cá”.

Centro de imprensa

O circuito Batatinha também conta com um centro da Secult. A sala funcionará das 10h às 23h30. Os profissionais terão acesso ao espaço mediante apresentação da credencial oficial da festa ou crachá dos veículos. O local está equipado com seis computadores, todos com acesso à internet banda larga de cinco megas e editor de textos e imagens. Além disso, a sala disponibiliza fax, impressora, linha telefônica e um televisor.