Com forte trabalho na propagação da cultura de paz, o afoxé Filhos de Gandhy abraça o tema do combate à violência contra a mulher no Carnaval 2012, mobilizando os 15 mil associados, entre baianos e turistas, numa campanha pela igualdade de gênero e divulgação da Lei Maria da Penha. O laço branco, símbolo da campanha, será atado no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, pela secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, na Praça Castro Alves, no domingo (19). A saída dos foliões está prevista para as 15h30, do Pelourinho.

Os Filhos de Gandhy também serão alvo, durante todo o ano, de outras campanhas de sensibilização como combate à intolerância religiosa e homofobia, além de prevenção à Aids. “Eles são referência de paz. Por isso, vamos intensificar essas ações, seguindo o exemplo do nosso pacifista Mahatma”, disse a secretária.

Segundo Vera Lúcia, o apoio dos Filhos de Ghandy “tem grande importância simbólica, uma vez que a Bahia está entre os primeiros estados no ranking nacional de agressão às mulheres”. As Filhas de Gandhy, que desfilam no sábado (18), também serão envolvidas nas atividades da campanha no decorrer do ano.